Pesquisas concluídas
e em desenvolvimento

Pesquisas em desenvolvimento

GRUPO DE PESQUISA: Gestão e Educação em Saúde e Enfermagem na Perspectiva Colaborativa Interprofissional

Espelho do grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4831661522795661

2019 - atual

Título: Acompanhamento, apoio e avaliação dos projetos selecionados para o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-SAÚDE) Interprofissionalidade

Responsáveis:

Marina Peduzzi - Integrante / Marcelo Viana da Costa - Coordenador / Denise Bueno - Integrante / Cristiano Gil Regis - Integrante / Patrícia Rios Poletto - Integrante / Ramona Fernanda Ceriotti Toassi - Integrante / Rosana Aparecida Salvador Rossit - Integrante / Wendell Carlos Evangelista Pontes - Integrante.

Resumo

A educação interprofissional em saúde (EIP) vem ganhando grande notoriedade em todo o mundo em razão de suas bases conceituais e metodológicas capazes de contribuir na formação de profissionais mais aptos ao trabalho colaborativo em saúde e ao efetivo trabalho em equipe. No Brasil, esse tema ainda é pouco explorado e há poucas evidências em relação ao formato das iniciativas de EIP no Brasil. Partindo desse contexto o Ministério da Saúde lançou, em julho de 2018, uma chamada pública de propostas para o Programa PET-Saúde Interprofissionalidade, que tem como escopo fomentar a estruturação de iniciativas de EIP no processo de formação em saúde das Instituições de Ensino Superior(IES) brasileiras. Esse projeto se propõe a acompanhar, apoiar e avaliar o processo de implementação das ações de Educação Interprofissional dos Projetos aprovados no Edital Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-SAÚDE Interprofissionalidade), edital 2018. O projeto se constitui como grande inovação para o tema no mundo por estimular essa abordagem pedagógica num país com dimensões continentais, acompanhados, avaliados e apoiados de forma sistemática para que os resultados da EIP possam ser percebidos pela realidade da formação em saúde e pela melhoria da qualidade da atenção no âmbito do Sistema Único de Saúde. O projeto é desenvolvido com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (processo OPAS/UFRN/FUNPEC: SCON2018-00573) e do Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde.

Palavras-chave: Educação Interprofissional. Educação Superior. Currículo. Pesquisa Qualitativa.

Título: A EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE NA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO: CAMINHOS E POSSIBILIDADES

Responsáveis:

Enf.ª Nathália Romeu de Mazzi - Doutoranda - PPGEn/EEUSP

Drª Valéria Marli Leonello - Professora Associada - Departamento de Orientação Profissional da EEUSP

Resumo

Introdução: Considerando que o cuidado em saúde constitui-se de necessidades cada vez mais multifacetadas e complexas, a educação interprofissional surge como uma importante abordagem para que processos formativos possibilitem o aprendizado articulado e integrado entre as diferentes áreas profissionais, vislumbrando melhorias na colaboração e qualidade da assistência. No cenário brasileiro, entretanto, ainda há predomínio do modelo de formação uniprofissional, dividido por disciplinas e com foco na doença. Na Universidade de São Paulo, as experiências de educação interprofissional na formação em saúde têm sido desenvolvidas, majoritariamente, de maneira esporádica, com curta duração e limitadas a cursos optativos. Nesse sentido, torna-se importante compreender os processos de formação nos microespaços e estabelecer estratégias para incorporação da educação interprofissional como um componente central nos currículos. Objetivos: O objetivo geral é elaborar um plano de ação para a Educação Interprofissional em Saúde na Universidade de São Paulo. Os objetivos específicos são analisar Projetos Político-Pedagógicos dos cursos de graduação em saúde na perspectiva da educação interprofissional; identificar espaços comuns para inserção de educação interprofissional nos currículos dos cursos; reconhecer limites, possibilidades e perspectivas para a interprofissionalidade sob a ótica dos coordenadores de experiências de educação interprofissional e estudantes. Metodologia: Inserido no projeto universal “Mapeamento e análise de experiências de Educação Interprofissional em Saúde na Universidade de São Paulo”, o estudo apresenta abordagem qualitativa, baseada nos pressupostos da pesquisa-ação. Em uma primeira etapa, será realizada análise documental de Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de graduação em saúde participantes do PET- SAÚDE/ Interprofissionalidade da Universidade, tomando como base um roteiro de avaliação de qualidade para educação interprofissional. Posteriormente, serão realizados encontros de grupo focal com coordenadores de iniciativas de educação interprofissional e estudantes. Inicialmente, estima-se que serão realizadas quatro reuniões de grupo focal. Nas duas etapas, o tratamento analítico dos dados será realizado por meio da análise de conteúdo, modalidade temática. Resultados esperados: Espera-se, dessa forma, que o estudo possa gerar subsídios para discussão, formulação e planejamento de novas estratégias acerca da interprofissionalidade, fortalecendo sua prática na Universidade.

Palavras-chave: Educação Interprofissional. Educação Superior. Currículo. Pesquisa Qualitativa.

2019 - atual

Título: Análise de experiências de educação interprofissional em saúde na Universidade de São Paulo

Responsáveis:

Valéria Marli Leonello - Coordenador / Marina Peduzzi - Integrante / Ana Claudia Germani - Integrante / Jaqueline bissolati monteiro - Integrante / Heloise Fernandes Agreli - Integrante / Nathália Romeo de Mazzi - Integrante / Letícia de Oliveira Marques - Integrante / Jaqueline Alcântara Marcelino Silva - Integrante / Maria Sophia Pereira Veronez - Integrante / Stela Beatriz Moreira Barbosa - Integrante.

A educação interprofissional (EIP) tem se constituído como estratégia fundamental para proporcionar aos estudantes da área de saúde oportunidades de aprendizado compartilhado, favorecendo o desenvolvimento de competências para o trabalho em equipe, tão necessário para atender as necessidades de saúde cada vez mais multifacetadas e complexas. Entretanto, ainda predomina o modelo de formação uniprofissional, e na universidade de São Paulo, as experiências na área de formação em saúde tem sido desenvolvidas, majoritariamente, em espaços extracurriculares ou optativos, sendo reconhecidas isoladamente e muitas vezes limitadas à alguns cursos e iniciativas de professores engajados na EIP. Tais experiências precisam ser mapeadas e analisadas quanto ao impacto da EIP nos estudantes, bem como em suas potencialidades e desafios. Desta forma, o estudo tem como objetivo mapear e analisar experiências de educação interprofissional em saúde na Universidade de São Paulo (USP). Metodologia: Pesquisa com abordagem quanti-qualitativa desenhada em três etapas, sendo a primeira com abordagem quantitativa, realizada por meio de survey descritivo-exploratório e transversal, com a utlização de formulário eletrônico on-line com professores vinculados à universidade para o mapeamento inicial das experiências de EIP. Na segunda etapa, a partir do mapeamento serão selecionadas três experiências para análise documental e qualitativa, por meio de entrevistas semi-estruturadas com os professores coordenadores, buscando-se aprofundar os dados do mapeamento e identificar as principais dificuldades e desafios. Na terceira etapa, de abordagem quantitativa, será aplicada com os estudantes uma escala de disponibilidade para a EIP, em dois momentos: no momento em que antecede cada uma das experiências e no momento final de cada uma delas, para verificar o grau de interesse e disponibilidade para EIP. Espera-se que o estudo dê visibilidade para as experiências de EIP realizadas na USP traga evidencias da potencialidade da EIP nas experiências analisadas e identifique possibilidades e desafios para o fortalecimento e ampliação da EIP em saúde neste contexto.

Título: A Prática Colaborativa Interprofissional na perspectiva de residentes da área da saúde de um Hospital Universitário Paulista

Responsáveis:

Enf.ª Vanessa Moreno Blanco - Mestranda - PPGEn/EEUSP

Drª Valéria Marli Leonello - Professora Associada - Departamento de Orientação Profissional da EEUSP

Resumo

Introdução: A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a Prática Colaborativa Interprofissional (PCI) como estratégia para o enfrentamento dos desafios e crescente complexidade no cuidado por trazer melhoria na qualidade da atenção. A PCI representa uma alternativa para a fragmentação das ações desenvolvidas pelos profissionais de diferentes áreas, por meio da integralidade do cuidado. A formação profissional passa a requerer processos formativos que permitam desenvolver competências relacionadas à PCI, tais como as pós-graduações lato sensu, na modalidade de residência, que se constituem uma formação pelo/com o serviço de saúde. Objetivos: Compreender a experiência dos residentes sobre a PCI em um hospital universitário, identificar como e onde as experiências de PCI ocorrem e o sujeitos envolvidos, identificar como ocorre a participação dos usuários e identificar as barreiras e potencialidades para PCI no contexto analisado. Método: Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa. Serão realizadas entrevistas individuais semiestruturadas com base na Técnica do Incidente Crítico (TIC) com os residentes da pós-graduação lato sensu nas modalidades Residência Multiprofissional de Saúde (RMU) e em Área Profissional de Saúde (RAPS). Ao total, serão analisados seis programas de residência que tem como locus o Hospital Universitário da Universidade de São Paulo. As entrevistas semiestruturadas serão transcritas e analisadas segundo análise temática de Bardin e os dados empíricos serão organizados por meio do software WebQda. Todos os procedimentos éticos serão realizados e a pesquisa será iniciada após autorização do comitê de ética em pesquisa com seres humanos. Resultados esperados: Espera-se que esta pesquisa fortaleça a PCI em contextos hospitalares e permita ampliar a reflexão sobre a temática no âmbito de hospitais universitários e mais especificamente, no contexto das residências multi e uniprofissionais.

2020 - atual

Título: Competências para a preceptoria na educação interprofissional em saúde

Responsáveis:

Enf.ª Camila Mendes da Silva - Doutoranda - PPGEn/EEUSP

Drª Valéria Marli Leonello - Professora Associada - Departamento de Orientação Profissional da EEUSP

Resumo

Introdução: A formação profissional pautada na educação interprofissional com ênfase no trabalho em equipe é capaz de desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes que proporcionam uma efetiva Prática Interprofissional Colaborativa. A coerência dos seus marcos teóricos-conceituais e metodológicos com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde a fizeram ganhar destaque no cenário nacional, por fortalecer seus ideários e oferecer novos subsídios para a implantação de um projeto baseado na concepção ampliada da saúde. No contexto da formação profissional nos serviços de saúde, o preceptor é fundamental no processo de aprendizagem de alunos nos cenários de prática e para conhecer a sua atuação no âmbito da educação interprofissional realizou-se uma revisão de escopo para mapear as evidências científicas que ressaltam as ações dos preceptores. Embora tenham sido identificadas várias ações dos preceptores, observou-se uma fragilidade no modo de abordá-los no âmbito da educação interprofissional. Por isso, as evidências ainda são pouco sólidas. Delimitou-se como questão de pesquisa: quais as competências necessárias para os preceptores desenvolverem a educação interprofissional nos cenários de formação profissional do sistema único de saúde? Objetivo: Construir um perfil de competências da atuação da preceptoria no âmbito da educação interprofissional no contexto do sistema único de saúde. Método: Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, de abordagem quanti-qualitativa, a partir das seis etapas para a construção do modelo de competências proposta por Zarifian. O estudo será realizado em três etapas: na primeira, serão realizados três grupos focais, cada um com docentes, preceptores e alunos que participaram do PET-Saúde/Interprofissionalidade da Universidade de São Paulo, a fim de levantar novas ações e analisar a percepção do que foi delimitado pela revisão de escopo. O convite será via e-mail e os grupos focais ocorrerão via Google Meet devido ao cenário de pandemia. Os dados transcritos serão submetidos a análise lexical por meio do software IRAMUTEQ para delimitar a Classificação Hierárquica Descendente e à técnica de análise de conteúdo. Os resultados serão apresentados considerando a semelhança entre categorias e classes identificadas. Na segunda etapa, as ações serão sintetizadas e agrupadas para a construção das competências e seus respectivos conhecimentos, habilidades e atitudes. A terceira etapa será mediante o método Delphi junto a um painel de especialistas nacionais no âmbito do tema do estudo. Os especialistas serão convidados via e-mail e estima-se a realização de até cinco rodadas de questionários. Esta etapa visa identificar novas competências e validar o perfil de competências. O consenso será avaliado mediante cálculo do Índice de Validade de Conteúdo, considerando o mínimo de 78%, e os dados qualitativos serão analisados com técnica de análise de conteúdo. A pesquisa seguirá os preceitos éticos preconizados pela Resolução nº 466/2012 e Resolução nº 510/2016. Resultados esperados: A delimitação de um perfil de competências para a preceptoria pode ser utilizado no planejamento de ações formativas direcionadas ao desenvolvimento de competências nos preceptores.

2019 - atual

Título: Evidências Científicas sobre as implicações do PET-Saúde Interprofissionalidade na formação em saúde.

Responsáveis:

Marina Peduzzi - Integrante / Jaqueline Alcântara Marcelino da Silva - Integrante / Marcelo Viana da Costa - Coordenador / Andrezza Karinne Araújo de Medeiros Pereira - Integrante / Diego Bonfada - Integrante / Gardênia da Silva Abbad - Integrante / Ariana Gomes Nascimento Oliveira - Integrante.

Resumo

A literatura, frequentemente, chama a atenção para a necessidade de construir evidencias sobre as implicações das iniciativas de EIP para a formação de profissionais de saúde mais colaborativos, capazes de impactar na melhoria da qualidade da atenção à saúde. Na literatura nacional há muitas produções e relatos de iniciativas de EIP, entretanto é importante que haja um duplo esforço em relação à esse tema na realidade brasileira: por um lado conhecer em profundidade essas iniciativas com o intuito de identificar o alinhamento com os marcos teórico-conceituais da EIP e buscar instrumentos sistematizados no sentido de construir evidencias sobre seus resultados na mudança do perfil dos profissionais de saúde. Partindo desse pressuposto, essa proposta de carta acordo tem como objetivo produzir evidências científicas dos projetos PET-Saúde Interprofissionalidade sobre os processos de mudança da formação em saúde e a articulação com outras politicas de reorientação do ensino na saúde e na dinâmica do trabalho em saúde e para a melhoria da qualidade da atenção. A pesquisa adota o desenho de métodos mistos. Adota- se nessa proposta o modelo de Kirkpatrick de avaliação de resultados de iniciativas educacionais, buscando explorar os aspectos nos quatro níveis propostos pelo modelo, que frequentemente tem sido adotado para mensurar os resultados da EIP em todo o mundo. Defende-se esse modelo de avaliação para a elaboração de evidências científicas para obtenção de dados que demonstrem as implicações do PET-Saúde Interprofissionalidade enquanto politica indutora de mudanças da formação e do trabalho em saúde, podendo orientar outras politicas e/ou fortalecer existentes, reconhecendo a EIP como potente na luta histórica de fortalecimento e consolidação do SUS. O projeto é desenvolvido co apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (processo OPAS/UFRN/FUNPEC: SCON2018-00510) e Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde.

Título: MAPEAMENTO DAS EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL NA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Responsáveis:

Enf.ª Jaqueline Bissolati Monteiro - Mestranda - PPGEn/EEUSP

Drª Valéria Marli Leonello - Professora Associada - Departamento de Orientação Profissional da EEUSP

Resumo

Introdução: A educação interprofissional (EIP) tem se constituído como estratégia fundamental para proporcionar aos estudantes da área de saúde oportunidades de aprendizado compartilhado, favorecendo o desenvolvimento de competências para o trabalho em equipe, necessário para atender as necessidades de saúde cada vez mais multifacetadas e complexas. Entretanto, o modelo de formação predominante ainda é uniprofissional. Na Universidade de São Paulo (USP), as experiências na área de formação em saúde têm sido desenvolvidas, majoritariamente, em espaços extracurriculares ou optativos, sendo reconhecidas isoladamente e muitas vezes limitadas a alguns cursos e iniciativas de professores engajados na EIP e em políticas indutoras tais como o Programa Educação pelo trabalho na área de saúde (PET-Saúde). Atualmente, o PET-Saúde proposto em parceria com a USP e a Secretaria Municipal de Saúde de SP (SMS-SP), tem professores e estudantes de oito unidades que oferecem cursos da área de saúde da USP, bem como profissionais dos serviços de saúde vinculados à SMS-SP e ao Hospital Universitário da USP. Um dos eixos do PET é a necessidade de mudança na formação em saúde, portanto, faz-se necessário, inicialmente, mapear as experiências de EIP quanto ao impacto na formação dos estudantes, bem como em suas potencialidades e desafios. Objetivo: Mapear experiências de educação interprofissional em saúde nas unidades participantes do PET-Saúde/Interprofissionalidade da USP e SMS-SP. Metodologia: Pesquisa com abordagem quantitativa, por meio da aplicação de survey descritivoexploratório e transversal, com a utilização de formulário eletrônico online a todos os professores vinculados às unidades participantes do PET-Saúde/Interprofissionalidade. A análise dos dados na primeira etapa será realizada por meio de estatística descritiva. Resultados esperados: Proporcionar visibilidade às experiências de EIP realizadas no contexto das unidades participantes do PET-Saúde/Interprofissionalidade, trazer evidências de suas potencialidades e identificar possibilidades e desafios para seu fortalecimento e ampliação nesse contexto.

Palavras-chave: Relações Interprofissionais; Educação Superior; Formação de Recursos Humanos em saúde.

Título: PRÁTICA COLABORATIVA INTERPROFISSIONAL E CLIMA ORGANIZACIONAL EM CONTEXTO HOSPITALAR NO ENFRENTAMENTO À COVID-19 - ESTUDO DE MÉTODOS MISTOS

Responsáveis:

Enf.ª Raissa Ottes Vasconcelos- Doutoranda - PPGEn/EEUSP

Drª Valéria Marli Leonello - Professora Associada - Departamento de Orientação Profissional da EEUSP

Resumo

Introdução: As instituições hospitalares, consideradas organizações de crescente complexidade, exigem dos trabalhadores constante desenvolvimento profissional para a incorporação de inovações tecnológicas e conhecimentos relacionados ao cuidado. Recomendada mundialmente e identificada como dispositivo importante para oferecer cuidado em saúde mais eficaz e apropriado, encontra-se a Prática Colaborativa Interprofissional (PCI) em saúde. Apesar de sua importância, a PCI ainda não foi compreendida em sua totalidade, e menos ainda, operacionalizada, o que se constitui como um desafio entre os profissionais e para os gestores dos serviços de saúde. Em âmbito mundial, há práticas exitosas de PCI, mas no Brasil, ainda estão em processo de construção nos ambientes hospitalares. No cenário atual de pandemia pela COVID-19, a colaboração interprofissional tem sido destacada, pelo seu potencial de fortalecimento face à imprevisibilidade e garantia da prestação de cuidados em saúde qualificados. Diferentes elementos influenciam nesse processo, como determinantes interacionais, organizacionais e sistêmicos. A avaliação desses determinantes pode ocorrer pela mensuração do clima organizacional, conceituado como percepções compartilhadas e o significado concedido às políticas, práticas e procedimentos experimentados pelos trabalhadores, bem como os comportamentos por eles observados como sendo recompensados, apoiados e esperados. Objetivo: Analisar o clima organizacional e sua interferência na PCI na perspectiva de gestores e profissionais de saúde em contexto hospitalar no enfrentamento a COVID-19. Os objetivos específicos são: identificar o clima organizacional na perspectiva de gestores e profissionais de saúde no enfrentamento a COVID-19; mensurar a colaboração interprofissional em equipe na perspectiva de gestores e profissionais de saúde no enfrentamento a COVID-19; analisar a percepção de gestores e profissionais de saúde sobre a PCI no enfrentamento a COVID-19 e compreender a percepção de gestores e profissionais de saúde sobre a interferência do clima organizacional na PCI no enfrentamento a COVID-19. Metodologia: Estudo de métodos mistos, a ser construído em uma etapa, na qual serão coletados e analisados dados quantitativos e qualitativos utilizando a estratégia específica incorporada concomitante. A abordagem quantitativa será a principal e a abordagem qualitativa terá peso secundário. Na coleta de dados quantitativa, serão aplicados o questionário de caracterização sociodemográfica e profissional, a Escala de Avaliação da Colaboração Interprofissional em Equipe e a Escala de Clima Organizacional para Organizações de Saúde. Na coleta de dados qualitativa serão realizadas entrevistas individuais semiestruturadas, para melhor compreensão do fenômeno estudado. Será realizada a interpretação dos resultados refletindo o que foi compreendido pelos resultados quantitativos e qualitativos. Os participantes do estudo serão gestores e profissionais de saúde. O local de estudo será o Hospital Universitário da Universidade de São Paulo. A análise de dados quantitativos será realizada por estatística descritiva e inferencial, com utilização do Software Statistical Package for the Social Sciences. A análise dos dados qualitativos será realizada por meio de Análise de Conteúdo Temática e referencial teórico Modelo e tipologia de colaboração entre profissionais de organizações de saúde. O estudo atenderá às exigências éticas da Resolução Nº 466/2012, do Conselho Nacional de Saúde e às Orientações para Procedimentos em Pesquisas com Qualquer Etapa em Ambiente Virtual da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). Após a aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa, em caso de concordância em participar do estudo, serão fornecidos aos participantes os Termos de Consentimento Livre e Esclarecido referentes a coleta de dados quantitativa e a coleta de dados qualitativa do estudo. Resultados esperados: Espera-se que esse estudo possa contribuir para a construção de conhecimento teórico e prático em enfermagem e em saúde acerca da compreensão e operacionalização da PCI no contexto hospitalar e do clima organizacional no enfrentamento da COVID-19. Almeja-se que os resultados possam fornecer subsídios para a formulação de estratégias de melhoria da PCI em ambiente hospitalar, fortalecendo a gestão de recursos humanos em enfermagem e em saúde e impactando positivamente no gerenciamento do cuidado e resultados assistenciais.

PALAVRAS-CHAVE: Relações Interprofissionais. Clima Organizacional. COVID-19. Equipe de Assistência ao Paciente. Hospitais de Ensino. Métodos Mistos.

2015 - atual

Título: Competências para prática e educação interprofissional em Saúde

Responsáveis:

Valéria Marli Leonello - Coordenador / Talita Rewa - Integrante / Thalita Ramirez Duarte - Integrante / Jaqueline bissolati monteiro - Integrante / Nathália Romeo de Mazzi - Integrante / Letícia de Oliveira Marques - Integrante / Raíssa Ottes Vasconcelos - Integrante / Maria Sophia Pereira Veronez - Integrante / Vinicius Djalma Souza LIma - Integrante / Vanessa Moreno - Integrante / Keila Cavalhais - Integrante / Raíssa Otttes Vasconcelos - Integrante / Camila Mendes da Silva - Integrante / Stela Beatriz Moreira Barbosa - Integrante / gisele silvestre belber - Integrante.

Resumo

O projeto está vinculado à área de concentração Fundamentos e Práticas de Gerenciamento em Enfermagem e em Saúde e à linha de pesquisa Formação e gerenciamento de recursos humanos em enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP). Tem como objetivo o desenvolvimento de estudos referentes ao processo de trabalho em saúde e enfermagem, com ênfase na construção e análise de competências para prática e educação interprofissional. Os resultados do projeto contribuirão para o avanço da análise da prática e educação interprofissional nos diferentes serviços que compõem a Rede de Atenção em Saúde e nas instituições formadoras de profissionais de saúde, reconhecendo-se a importância da interprofissionalidade para o atendimento das necessidades em saúde e a interdependência entre práticas de atenção, gestão e formação em saúde.

2012 - atual

Título: Projeto Principal (Pós) - Trabalho em equipe, prática e educação interprofissional em saúde e enfermagem

Responsáveis:

Marina Peduzzi - Coordenador / Aline Maciel Vieira Lima - Integrante / Ana Claudia Camargo Gonçalves Germani - Integrante / Silva, Jaqueline Alcântara Marcelino da - Integrante / Heloise Lia Fernandes Agreli - Integrante / Pilar Alejandra Espinoza Quiroz - Integrante / Crislaine Loqueti - Integrante / Valéria Marli Leonello - Integrante / Mariangela Rosa de Oliverira - Integrante / Ana Clara Barreiros dos Santos Lima - Integrante / Lidiane Soares dos Santos Melo - Integrante / Nara Letícia Zandonadi de Oliveira - Integrante / Marcio Anderson Cardoso Paresque - Integrante / Daiane Aparecida Dias - Integrante.

Estudam-se competências dos profissionais de saúde das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), tendo em vista a tendência mundial de mudanças do uniprofissional para a prática e educação interprofissionais com finalidade de ampliar acesso e melhorar a qualidade da atenção à saúde. Objetivos: Identificar e analisar as competências dos profissionais de saúde das equipes da ESF com vistas a favorecer o trabalho em equipe e prática colaborativa interprofissional. Metodologia: Estudo qualitativo que utiliza como quadro teórico os conceitos de trabalho em equipe, prática e educação interprofissional colaborativa e competências profissionais. Será realizado em unidades da ESF localizadas com no mínimo duas equipes e avaliação ótima do PMAQ. Desenvolvido em quatro fases: 1. Identificação de atividades específicas e comuns dos profissionais da ESF; 2. Construção de competências específicas e comuns dos profissionais da ESF; e 3. Identificação de competências interprofissionais de caráter colaborativo; e 4. Caracterização das competências assistências e gerenciais dos profissionais da equipe de enfermagem. A coleta de dados nas três fases será respectivamente: 1. Seleção de documentos da política de atenção básica e de regulação das profissões de saúde; 2. Oficinas de trabalho e 3. Observação direta da atuação dos profissionais da ESF nas unidades e entrevistas semiestruturadas com profissionais das equipes estudadas. A análise dos dados será na fase 1 analise documental, na fase 2 sistematização do material proveniente das oficinas de trabalho, na fase 3 analise do conteúdo do tipo temática e na fase 4 analise das competências da equipe de enfermagem com base na literatura. O estudo produzirá um mapa de competências específicas, comuns e interprofissionais das equipes da ESF e a caracterização das competências assistenciais e gerenciais dos profissionais de enfermagem buscando contribuir para o fortalecimento da atenção básica na perspectiva interprofissional colaborativa. Financiamentos: OPAS/Ministério da Saúde Carta Acordo: BR/LOA/1400084.001 vigência 2015-2017.

Pesquisas concluídas

2017 - 2020

Título: Mapeamento das iniciativas de educação interprofissional no Brasil.

Responsáveis:

Integrantes: Marina Peduzzi - Coordenador / Jaqueline Alcântara Marcelino da Silva - Integrante / Ana Claudia Camargo Gonçalves Germani - Integrante / Valéria Marli Leonello - Integrante / Marcelo Viana da Costa - Integrante / Heloise Lima Fernandes Agreli - Integrante / Cristiano Regis - Integrante.

Financiador(es): Organização Panamericana da Saúde - Cooperação.

A Educação Interprofissional (EIP) constitui instrumento para mudança do foco das práticas profissionais, superando modelos centrados em suas especificidades, como forma de possibilitar processos de aprendizagem compartilhados, capazes de estimular a melhoria das habilidades para o trabalho colaborativo. A partir desse contexto colocam-se as perguntas de pesquisa: Quais as instituições de ensino superior do país que apresentam iniciativas de EIP? Como se configuram/caracterizam as iniciativas de EIP no Brasil?. A pesquisa de mapeamento tem como objetivo geral: fortalecer a Educação Interprofissional enquanto marco teórico e metodológico para reorientação dos processos de formação dos profissionais de saúde no Brasil. Os objetivos específicos são: realizar o mapeamento das iniciativas de EIP existentes no Brasil; elaborar proposta de curso atualização para docentes e gestores das instituições de ensino brasileiras com o propósito de qualificação sobre EIP e desenvolver curso de atualização para docentes e gestores das instituições de ensino brasileiras para a adoção da interprofissionalidade na formação em saúde. Estudo desenvolvido em duas fases simultaneas. A primeira como survey descritivo-exploratório coma finalidade de conhecer as condições e práticas correntes no que se refere ao objeto de estudo - iniciativas de EIP no Brasil, e desenvolver plano para melhorar estas práticas. A segunda fase refere-se à elaboração e à implementação de intervenção educativa, curso de atualização para docentes e gestores sobre EIP. Estuda-se o universo de instituições de ensino superior (IES) com cursos de graduação da área da saúde do país, visto que um dos objetivos específicos do projeto é o mapeamento das iniciativas de EIP existentes no Brasil. Constituem a unidade de análise do projeto, os cursos de graduação da área da saúde das IES identificadas na primeira etapa da primeira fase do estudo, de modo que os coordenadores de curso de graduação serão os participantes da pesquisa. Na primeira fase do estudo será aplicado Questionário (Apêndice 3) composto por cinco partes: identificação da IES, identificação do curso, organização acadêmica e curricular, inciativas de EIP e perfil do respondente. Será realizado teste piloto para apreciar a clareza dos enunciados das perguntas e sua abrangência. Inicialmente serão coletadas informações nos sites e-MEC e Censo do Ensino Superior do Ministério da Educação e Cultura, para identificar o número de cursos e respectivos coordenadores, bem como o endereço eletrônico e telefone das IES. A partir das informações coletadas, o Questionário será aplicado por meio de correio eletrônico, endereçado ao Coordenador de cada Curso. Após o primeiro envio serão enviados dois lembretes com periodicidade quinzenal com o objetivo de assegurar maior participação possível no estudo. Considerando que o retorno de survey por correio eletrônico é baixa também será realizado inquérito por telefone as IES que não responderem as três chamadas. Os dados serão analisados descritivamente, para as variáveis categóricas serão apresentadas frequências absolutas e relativas segundo sua distribuição nos município, estados e regiões do país. Analise descritiva visa produzir uma caracterização das inciativas de Educação Interprofissional segundo as variáveis: organização acadêmica, organização administrativa, organização da matriz curricular, turno de funcionamento, disponibilidade do Projeto Pedagógico para consulta pública, caráter obrigatório ou eletivo da iniciativa de EIP, disciplinas/módulos/componentes curriculares de EIP ministrados, iniciativas de EIP como atividades de extensão, iniciativas de EIP como atividades de pesquisa, metodologias de ensino das iniciativas de EIP, metodologias de avaliação das iniciativas de EIP e participação da IES em políticas indutoras.

2017 - 2018

Título: Mapeamento das Iniciativas de Educação Interprofissional no Brasil e Atualização em Desenvolvimento Docente para adoção da interprofissionalidade na formação em saúde.

Responsáveis:

Integrantes: Valéria Marli Leonello - Integrante / Marina Peduzzi - Coordenador / Ana Claudia Germani - Integrante / Marcelo Viana da Costa - Integrante / Jaqueline Alcântara Marcelino da SIlva - Integrante / Cristiano Gil Regis - Integrante / Janete da Costa - Integrante / Scott Reeves - Integrante.

Objetivo geral: fortalecer a Educação Interprofissional (EIP) em Saúde enquanto marco teórico e metodológico para reorientação dos processos de formação dos profissionais de saúde no Brasil. Objetivos específicos: realizara o mapeamento das iniciativas de EIP existentes no Brasil; elaborar proposta de curso de atualização para docentes e gestores das instituições de ensino brasileiras com o propósito de qualificação sobre EIP; desenvolver curso de atualização para docentes e gestores das instituições de ensino brasileiras para a adoção da interprofissionalidade na formação em saúde. Financiamento: Carta-Acordo OPAS SCON2017-02367.

2016 - 2018

Título: Caracterização de competências dos profissionais de saúde da atenção básica para o trabalho em equipe e prática colaborativa interprofissional.

Responsáveis:

Aline Maciel Vieira Lima, Crislaine Loqueti Santos e Milene Pires de Moraes Vieira

Drª Marina Peduzzi - Professora Associada - Departamento de Orientação Profissional da EEUSP

Drª Valéria Marli Leonello - Professora Associada - Departamento de Orientação Profissional da EEUSP

2015-2017

Título: Dimensionamento de pessoal e caracterização das competências dos profissionais de saúde da atenção básica para a prática colaborativa.

Responsáveis:

Integrantes: Valéria Marli Leonello - Integrante / Maria Amélia de Campos Oliveira - Integrante / Maria Madalena Januário Leite - Integrante / Jaqueline Alcântara Marcelino da Silva - Integrante / Marina Peduzzi - Integrante / Fernanda Maria Togeiro Fugulin - Coordenador / Raquel Rapone Gaisdzinski - Integrante / Ana Maria Laus - Integrante / Ana Claudia Germani - Integrante / Daiana Bonfim - Integrante / Milene Pires de Moraes - Integrante / Aline Maciel Vieira Lima - Integrante.

Projeto desenvolvido de forma articulada pelas Estações de Trabalho das Escolas de Enfermagem da USP de São Paulo e de Ribeirão Preto, da Faculdade de Odontologia da USP e da Universidade de Brasília, da Rede Observatório em Recursos Humanos, busca responder à necessidade de propostas metodológicas adequadas para o dimensionamento de profissionais de saúde, bem como caracterizar as competências dos profissionais das equipes que atuam na Atenção Básica (AB) destacando a perspectiva das práticas e educação interprofissional e, desse modo, contribuir com subsídios para novas abordagens da regulação do trabalho e das profissões, em particular no cenário da AB. Tem como objetivos dimensionar a necessidade de trabalhadores e caracterizar suas atribuições e competências, considerando as diferentes profissões de saúde que atuam na atenção básica, com vistas a sua articulação interna nas unidades e na rede de atenção a saúde. Assim, o projeto contempla dois componentes que tratados de forma articulada podem potencializar os resultados produzidos, respondendo à seguinte questão: - Quantos e quais categorias profissionais são necessários para o desenvolvimento das competências necessárias ao trabalho na Atenção Básica. Para respondê-la, o Componente A está voltado ao dimensionamento de pessoal na Atenção Básica e o Componente B, às atribuições e competências dos profissionais desse nível de atenção à saúde. O projeto foi selecionado pela comissão avaliadora designada pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), como resultado da chamada nº 19 da Rede de Observatórios de Recursos Humanos em Saúde. Financiamento:Carta Acordo BR/LOA/1400084.00.

Financiador(es): Organização Panamericana de Saúde.

2012 - 2014

Título: Adaptação transcultural e validação de instrumento de avaliação de trabalho em equipe: Questionário de Clima de Equipa Orientado para Inovação (Team Climate Inventory)

Responsáveis:

Carine Teles Sangaleti Miyahara, Mariana Charantola Silva e Heloise Lia Fernandes Agreli

Drª Marina Peduzzi - Professora Associada - Departamento de Orientação Profissional da EEUSP

No contexto brasileiro do Sistema Único de Saúde (SUS), em especial nos serviços de atenção primária (AP) que têm o Programa de Saúde da Família (PSF) como modelo estruturante, está proposto que os serviços sejam organizam tendo como base o trabalho em equipe. Contudo, no cotidiano das unidades de saúde, trabalhar em equipe não implica necessariamente na integração e colaboração entre os diferentes profissionais de saúde e as ações que executam, ao contrário disto, o trabalho em equipe pode ter o sentido de um mero agrupamento de profissionais que realizam ações individualizadas e fragmentadas. Nesse sentido, é necessário contar com instrumento que permita aferir a integração e colaboração dos profissionais das equipes e que possa ser utilizado na avaliação da efetividade do trabalho em equipe para a promoção da atenção integral às necessidades de saúde dos usuários e população das unidades de AP. Na literatura brasileira sobre o avaliação da AP e trabalho de equipe não se identificou instrumento dessa natureza, mas na literatura internacional encontrou-se o questionário Team Climate Inventory (TCI) de autoria de Anderson e West (1998) que atende a essa necessidade e foi validado em diversos países. Este questionário foi validado inclusive na língua portuguesa falada em Portugal por Carla Sofia Gaifém Cardoso, da Universidade de Coimbra. Assim, o estudo tem o objetivo de realizar a adaptação transcultural (ATC) e validação do instrumento TCI para língua portuguesa falada no Brasil. Utiliza-se o método proposto por GUILLEMIN (1995) e BEATON et al (2000) que contempla as duas etapas de ATC e validação. Na primeira fase serão realizadas tradução, síntese, retro-tradução, avaliação por comitê de especialistas e pré-teste. Na segunda fase o questionário adaptado será validado em amostra de profissionais de saúde de equipes que atuam em unidades de AP para teste de suas propriedades psicométricas. Processo Fapesp 2012/17685-3 (valor R$29.418,77).

2011 - 2012

Título: Validação da versão adaptada do questionário de medida da disponibilidade para aprendizagem interprofissional e identidade profissional de estudantes da saúde

Responsáveis:

Ana Claudia Camargo Gonçalves Germani e Ian James Norman

Drª Marina Peduzzi - Professora Associada - Departamento de Orientação Profissional da EEUSP

Estudam-se as atitudes de estudantes da área da saúde frente ao aprendizado interprofissional, tendo em vista promover o fortalecimento do trabalho em equipe colaborativo para melhorar a qualidade da formação profissional e da atenção à saúde. O estudo tem o objetivo de realizar a validação da versão adaptada à língua portuguesa do ?Questionário de medida da disponibilidade para aprendizado interprofissional e identidade profissional de estudantes da saúde? e justifica-se por completar o processo de adaptação transcultural de instrumento que será utilizado tanto em pesquisas que permitam adensar o conhecimento sobre educação interprofissional (EIP) no contexto brasileiro, em comparação com outros contextos culturais, bem como em estudos de avaliação das iniciativas de EIP, no país. Utiliza-se abordagem quantitativa, do tipo transversal, com cunho metodológico por se tratar de validação de questionário adaptado à língua portuguesa, com verificação das propriedades psicométricas do instrumento vertido. A população é constituída por estudantes de terceiro e quarto ano dos dez cursos de graduação da área da saúde da Universidade de São Paulo (educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, nutrição, odontologia, psicologia, terapia ocupacional), num total de 838 alunos no primeiro semestre de 2011. A amostra será estratificada por curso proporcional ao tamanho, sendo o tamanho amostral estimado em 348 estudantes. O questionário vertido inclui duas escalas validadas: Readiness for Interprofessional Learning Scale ? RIPLS (Parsell, Bligh, 1999, Bligh, Mattick, 2009) que mensura a disponibilidade de estudantes da área da saúde para o aprendizado interprofissional, e Professional Identity Scale (PIS) de Brown et al (1986) que faz a aferição de escore de identidade profissional. Processo Fapesp 2011/11772-9.

2011 - 2012

Título: Validação da versão adaptada do questionário de medida da disponibilidade para aprendizagem interprofissional e identidade profissional de estudantes da saúde

Responsáveis:

Ana Claudia Camargo Gonçalves Germani e Ian James Norman

Drª Marina Peduzzi - Professora Associada - Departamento de Orientação Profissional da EEUSP

Estudam-se as atitudes de estudantes da área da saúde frente ao aprendizado interprofissional, tendo em vista promover o fortalecimento do trabalho em equipe colaborativo para melhorar a qualidade da formação profissional e da atenção à saúde. O estudo tem o objetivo de realizar a validação da versão adaptada à língua portuguesa do ?Questionário de medida da disponibilidade para aprendizado interprofissional e identidade profissional de estudantes da saúde? e justifica-se por completar o processo de adaptação transcultural de instrumento que será utilizado tanto em pesquisas que permitam adensar o conhecimento sobre educação interprofissional (EIP) no contexto brasileiro, em comparação com outros contextos culturais, bem como em estudos de avaliação das iniciativas de EIP, no país. Utiliza-se abordagem quantitativa, do tipo transversal, com cunho metodológico por se tratar de validação de questionário adaptado à língua portuguesa, com verificação das propriedades psicométricas do instrumento vertido. A população é constituída por estudantes de terceiro e quarto ano dos dez cursos de graduação da área da saúde da Universidade de São Paulo (educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, nutrição, odontologia, psicologia, terapia ocupacional), num total de 838 alunos no primeiro semestre de 2011. A amostra será estratificada por curso proporcional ao tamanho, sendo o tamanho amostral estimado em 348 estudantes. O questionário vertido inclui duas escalas validadas: Readiness for Interprofessional Learning Scale ? RIPLS (Parsell, Bligh, 1999, Bligh, Mattick, 2009) que mensura a disponibilidade de estudantes da área da saúde para o aprendizado interprofissional, e Professional Identity Scale (PIS) de Brown et al (1986) que faz a aferição de escore de identidade profissional. Processo Fapesp 2011/11772-9.

2010 - 2011

Título: Adaptação transcultural do questionário para aferição da prontidão para o aprendizado interprofissional entre aluno dos cursos de graduação na área da saúde no município de São Paulo, Brasil

Responsáveis:

Ana Claudia Camargo Gonçalves Germani e Ian James Norman

Drª Marina Peduzzi - Professora Associada - Departamento de Orientação Profissional da EEUSP

O projeto tem o objetivo geral de consolidar conhecimento sobre o tema educação interprofissional na área da saúde e enfermagem, e objetivo específico de realizar adaptação transcultural de questionário elaborado em língua inglesa e utilizado em pesquisas sobre o tema realizadas no Reino Unido. O processo formal de adaptação transcultural tem a finalidade de assegurar equivalência entre o questionário original e sua tradução para o português. Será adotado método consagrado de adaptação transcultural de instrumentos de aferição de fenômenos da área da saúde, que compreende cinco etapas: tradução; síntese, retro tradução, avaliação por um comitê de especialistas e pré-teste. Para finalizar será elaborado projeto para validação do questionário adaptado ao português, no Brasil. Este estudo tem continuidade com o projeto Validação da versão adaptada do questionário de medida da disponibilidade para aprendizagem interprofissional e identidade profissional de estudantes da saúde. Nessa etapa, utiliza-se abordagem quantitativa, do tipo transversal, com cunho metodológico por se tratar de validação de questionário adaptado à língua portuguesa, com verificação das propriedades psicométricas do instrumento vertido. A população é constituída por estudantes de terceiro e quarto ano dos dez cursos de graduação da área da saúde da Universidade de São Paulo (educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, nutrição, odontologia, psicologia, terapia ocupacional), num total de 838 alunos no primeiro semestre de 2011. A amostra será estratificada por curso proporcional ao tamanho, sendo o tamanho amostral estimado em 348 estudantes. Proc. FAPESP n. 2010/03107-2 - vigência 01/12/2010 a 30/11/2011. (R$ 36.694,20 - Trinta e seis mil seiscentos e noventa e quatro reais e vinte centavos).